Translate

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Artesãos em movimento

Aqueles que apreciam os trabalhos de artesanato nem imaginam o tempo, o esforço e o contentamento do artesão ao terminar mais uma de suas obras de arte.
Um bom trabalho de artesanato é fruto de um longo processo de criação, escolha dos materiais adequados e zelo para obter o mais perfeito acabamento. A qualidade do produto final depende de todas essas ações citadas anteriormente, aliadas ao talento do artista. O artesão competente faz a diferença no trabalho, deixando a sua própria marca em cada peça, a qual foi cuidadosamente elaborada pela mãos habilidosas do artista.

O Grupo Mulheres Bordando Minas conta com pessoas extremamente talentosas, cada qual com o seu estilo de trabalho, e unidos para difundir a cultura do café através dos bordados, a pintura em seda, a arte em madeira, a fibra de bananeira e os tapetes em tear.

Eliane Marques é a idealizadora e fundadora do grupo e mora em Pedralva há 3 anos. Eliane trabalha com pintura em seda e promove cursos de capacitação para as mulheres da zona rural do município de Pedralva, a fim de desenvolver o bordado regional.

Eliane Marques realizando a pintura na seda

Outra artista que encanta com os seus trabalhos é Elis Regina Silva. Ela produz tapetes em tear e conta com a ajuda do Tiago na confecção das peças. Elis utiliza o sisal, o chenile e o algodão como matéria-prima, sendo que, suas obras possuem tamanho variável. Em média, leva uma semana para concluir um tapete de grande porte.
 
Elis e Tiago no tear

Elis dando acabamento a sua obra

O Grupo Mulheres Bordando Minas firmou parceria com um grande artesão: Valdir Campanhã. Ele tem o talento de transformar a madeira em arte e também produz peças com fibras de bananeira. Com um exercício de paciência, o Valdir confecciona as suas peças com extrema destreza, pois a matéria-prima é muito delicada. Ele passa horas lixando e verificando a tonalidade da madeira, a qual deve ser distribuída de maneira uniforme para garantir a qualidade da peça.

Valdir e a arte em madeira

Esse é o nosso grupo trabalhando para promover um artesanato de qualidade, resgatando as nossas raízes através do bordado regional, melhorando a renda das mulheres da zona rural de Pedralva e agregando novos estilos de trabalho com os melhores artesãos da região.

sábado, 2 de outubro de 2010

Toalha de mesa em seda

Incluímos mais uma opção de TOALHA DE MESA EM SEDA (REDONDA)

TMRR 02 - 1,38m de extensão

Veja mais uma foto, desta vez com todos os detalhes da pintura:

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O início

Observando as atividades cafeeiras do sul de Minas, em particular a colheita de café de Pedralva, com o intuito de criar um artesanato de identificação regional, criei o bordado que retrata a colheita do mesmo.

Primeiro trabalho do Grupo Mulheres Bordando Minas

Tive a colaboração do Paulinho Faria _ que criou os modelos dos desenhos para o bordado regional _ e da Secretaria de Educação da prefeitura de Pedralva que proporcionou o transporte. Busquei o apoio necessário na zona rural, nos bairros Pitangueiras e Sertãozinho com as mulheres colhedoras de café.


Capacitei 25 mulheres maravilhosas no período de três meses, duas vezes por semana. E, neste espaço que ocupamos e no tempo em que nos doamos, alcançamos pessoas de boa vontade, com quem firmamos laços de amizade e fortalecemos nossos objetivos. Formamos pequenas famílias e colocamos nosso cotidiano, bordamos a alegria, o trabalho braçal, a colheita de café, pedaços e experiências de vida, as tradições e culturas de Minas, usando a nossa criatividade com agulha, tecido, retalhos e linha.


A atividade gerou um complemento de renda que é viável, econômico e ecologicamente correto, sustentando as famílias envolvidas. (...)

Eliane Marques, Coordenadora do Grupo
Texto publicado no jornal "O Centenário" nº 259 de janeiro de 2010


Atualmente, o Grupo conta com trabalhos diversificados: a pintura em seda de Eliane Marques, os tapetes de Elis Regina Silva e a fibra de bananeira da Ziza, juntamente com as moradoras do bairro Estiva, as quais foram capacitadas pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) com o curso.
O grupo acabou de firmar parceria com Valdir Campanhã, o qual produz itens com fibra de bananeira e também peças em madeira graciosamente ornamentadas que estão na secção "Arte em Madeira".

Os trabalhos (bordados, pintura em seda e tapetes em tear) já foram expostos nas feiras de artesanato de Itajubá, Santa Rita do Sapucaí e no Pedrock deste ano. Nos dias 18 e 19 de setembro, a exposição ocorreu no Clube Recreativo e Literário de Pedralva pela II Mostra Cultural e uma nova feira está marcada para os dias 10 e 11 de outubro pelo mesmo evento.

Mulheres Bordando Minas no Pedrock

Confiram os nossos produtos e acompanhem as novidades, cadastrando o seu e-mail ao clicar no ícone que está do lado direito desta página.
As ENCOMENDAS podem ser realizadas através dos e-mails, telefones ou visitem as lojas do grupo, da Elis Regina Silva e do Valdir Campanhã. Não se esqueçam de informar o código do(s) produto(s).