Translate

domingo, 23 de dezembro de 2012

Mulheres Bordando Minas

Texto de apresentação do desfile

Mãos ágeis e habilidosas, feitas sob medida para derriçar, de grão em grão, o sustento da família. Sob o sol forte, essas mãos incansáveis deslizam sobre o ramo da planta cuidadosamente cultivada.


Mãos de fibra, calejadas pelo trabalho braçal da lavoura que abanam o fruto colhido, separando-o dos gravetos, das folhas e das impurezas. Movimentos firmes, sincronizados com o vento para garantir que apenas o fruto mantenha-se na peneira.


Mãos suadas, espalhando os grãos pelo terreiro para que o mesmo sol forte ajude a secá-los. Movimentos fortes, que difundem o fruto no chão e ao mesmo tempo recolhem aqueles que estão prontos para a estocagem.


Mãos exaustas, que, ao término da safra, preparam-se para ganhar os panos, bastidores, linhas, agulhas e carretéis. As mãos que antes se entrelaçavam nos ramos do café, agora se enrolam nos fios de linha. Mulheres que antes trabalhavam sob o sol forte do campo ganham asas e voam sem destino para onde a imaginação levar.


Mãos delicadas, que transformam em arte o árduo trabalho da lavoura. Movimentos suaves, precisos, desenhando uma luta braçal vivenciada uma vez ao ano. A colheita, a abanação e a secagem agora adquirem as cores e os formatos do bordado nas mãos dessas mulheres valentes que vencem as dificuldades do campo e as traduz para um artesanato singelo e rico em sonhos.


Sonhos de uma vida melhor, de uma família bem cuidada, de comida na mesa, roupa pra vestir e um teto pra morar. Desejos dessas mulheres que labutam na roça, sofrem, sobrevivem e bordam os seus destinos, suas glórias, suas frustrações e seus medos. Mulheres bordando sonhos, bordando amor, bordando vida, e, acima de tudo, MULHERES BORDANDO MINAS.

Da esquerda para a direita: Ângela, Sandra, Maria Léia, Eliane, Francisca (Dona Chica), Ana Maria e Lúcia

"Agradeço a Deus, às bordadeiras, aos patrocinadores (Mário e Guto), à equipe organizadora e a todos que estiveram presentes no desfile. Este é um sonho que se realizou que, sem a força e o apoio de vocês, não se tornaria realidade". Eliane Marques - "Um sonho que se sonha só, é um sonho. Um sonho que se sonha juntos, é uma realidade". Autor desconhecido

Agradecimento especial aos modelos: Letícia, Grazi, Lissandro, Ana Luiza, Juliana, André, Débora, Suíla, Arthur, Denise, Júlia, Fernando, Alice, Camila, Anderson, Vanessa, Gislaine, Marcos, Lalá, Ana Luísa Faria, Ana Paula, Cibele e Fabíola.

Equipe organizadora: Guto, Márcia, Totonho, Mário e Rafael

Texto: Mônica Bustamante
Fotos: Ana Bustamante

Marina Ferreira apresenta o evento

2 comentários:

  1. Parabéns por esse trabalho lindo, Eliane. O mundo precisa de mais pessoas como você!

    ResponderExcluir